19.11.09

Após ter sido aberto ao público o Centro Comercial da Mouraria (edifício à esquerda na primeira fotografia), o bairro da Mouraria tornou-se num bairro bastante comercial e movimentado, impregnado com as mais diversas raças e culturas.

 

 

Actualmente, o Martim Moniz e o bairro da Mouraria são pontos de encontro de várias raças, de várias nacionalidades e de várias culturas sendo simultaneamente um local que mantém as suas antigas tradições populares, como se pode confirmar pela existência de várias casas de fado, bares e tabernas, e colectividades culturais e desportivas, já para não falar de todos os estabelecimentos comerciais de vários pontos do mundo.

 

 

Para quem frequenta, visita ou já visitou o Martim Moniz, é óbvio que este é também actualmente um local de muito degredo. É um local onde está presente muita pobreza, muita gente sem abrigo, muita prostituição, e muito tráfico de droga. Porém, sendo um dos bairros mais populares e carismáticos de Lisboa, podem sempre lá vistos bastantes grupos de turistas a visitar a zona.

 

 

Sendo esta zona de Lisboa uma zona de movimento de muitas pessoas, sejam elas comerciantes, ou clientes, visitantes, de turistas ou habitantes, de muitos veículos, sejam eles taxis, autocarros, carros ou eléctricos, decidi impelir essa sensação de movimento e de constante agitação nas fotografias tiradas nesta sessão, usando para isso tempos de obturação longos (na ordem dos 1/10s aos 1/5s).

Às fotografias da sessão desta semana, selecionadas para serem expostas neste post, foi aplicado um ligeiro trabalho de pós-produção, onde foram trabalhadas um pouco as cores, de modo a mais facilmente atingir a sensação que quis impelir às fotografias. Os originais encontram-se em baixo.

 

 

Espero que gostem tanto da sessão desta semana, como eu tanto gostei de a fotografar

publicado por Valter Nepomuceno às 12:11

pesquisar
 
mais sobre mim
calendário humano
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
18
20

22
23
24
25
27
28

29
30


arquivos
2009:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


mais comentados
comentários recentes
Ola Valter ...sim, eu ia ficar de olho ... 0_onao ...
Olá Ana!Antes de mais, muito obrigado pelo comentá...
Ola Bom Dia ....Gosto das tuas fotografias ( acho ...
Olá melisand! Obrigado pelo comentário!Continua at...
Espectacular! Adoro a primeira!Força continua!
Muito obrigado pelo comentário Luffi!Tens razão no...
Magnifica foto do elevador, como está escrito trad...
Boa sorte nessa viagem!Acho que vai ser uma experi...
Parece-me uma ideia bastante interessante, vou seg...
desde já os meus parabens, fotografar para mim é u...