Apesar do escasso tempo, a sessão desta semana abrangeu duas zonas de Lisboa: Arroios e Alfama. Arroios, por ser a zona onde moro, e por isso ser interessante explorá-la um pouco mais. Alfama por ser um dos bairros mais carismáticos de Lisboa.
A primeira fotografia foi tirada do meu prédio, num dia em que o mau tempo de Outono se começou a fazer sentir. Para conseguir apanhar o momento certo em que um trovão se manifesta, para além de várias tentativas, é preciso usar um tempo de exposição muito longo. Neste caso usei um tempo de exposição de 30 segundos, que é o máximo permitido pela minha reflex.
Alfama é o mais antigo e dos mais típicos bairros da cidade de Lisboa. O seu nome deriva do árabe al-hamma que significa banhos ou fontes. Alfama é um bairro muito peculiar. Assemelha-se a uma aldeia, onde todas as pessoas se conhecem umas às outras e se cumprimentam diariamente.
O bairro é considerado um dos mais mais seguros e mais bem frequentados de Lisboa, sendo conhecido pelos seus restaurantes e casas de fados, assim como pelos seus festejos dos Santos Populares, em especial na noite de Santo António.
A esta segunda fotografia, tirada em Alfama, foi feito um pequeno ajuste de cores, para ser denotada a antiguidade da fachada em questão, e um pequeno acerto de perspectiva. A fotografia original pode ser vista em baixo.
Espero que gostem! Comentários são agradecidos